O que é importante que as crianças aprendam? Qual a melhor forma de favorecer o desenvolvimento delas? O que significa BNCC na Educação Infantil? Para responder dúvidas assim é fundamental conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que norteia os currículos da educação básica no Brasil.
A BNCC estabelece competências e habilidades que devem ser desenvolvidas em cada etapa da educação. Assim, na Educação Infantil, é especialmente importante porque apresenta fundamentos para o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de aprendizado, o que é do interesse das escolas e das famílias. Entenda melhor a seguir.
Índice
- O que é a BNCC e qual seu objetivo?
- A importância da BNCC na formação das crianças
- Práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular
- Conclusão
O que é a BNCC e qual seu objetivo?
A BNCC busca garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes brasileiros, definindo o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos têm o direito de adquirir.
Por isso, na Educação Infantil, seu principal objetivo é orientar a criação de práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças, respeitando suas individualidades e potencializando suas capacidades.
Aproveite para compreender também quais os primeiros passos das crianças em idade pré-escolar e como apoiar o desenvolvimento cognitivo dos filhos.
A importância da BNCC na formação das crianças
A BNCC é importante porque serve como um guia para educadores desenvolverem atividades que são apropriadas para a idade das crianças, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de forma holística.
Esse documento enfatiza a importância de uma educação que vá além do acadêmico, incluindo o socioemocional e o físico, elementos cruciais para o pleno desenvolvimento das crianças na fase inicial da educação.
Práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular
No Colégio PH3, temos a preocupação de manter práticas pedagógicas alinhadas à BNCC, garantindo que as crianças tenham acesso aos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Para cada um deles, existem propostas diferentes. Veja algumas delas:
- conviver: promoção de atividades em grupo que incentivam a socialização e o respeito às diferenças, como jogos cooperativos e projetos de grupo;
- brincar: encorajamos o brincar livre e dirigido, utilizando jogos e brinquedos educativos que estimulam a criatividade e a resolução de problemas;
- participar: envolvimento das crianças em atividades que promovam a cidadania e participação ativa na escola. Alguns exemplos são a realização de assembleias infantis para que expressem ideias e opiniões;
- explorar: facilitamos a exploração do mundo por meio de atividades que envolvem a natureza e a ciência. Isso ajuda as crianças a entender e interagir com o ambiente ao seu redor;
- expressar: oferecemos diversas formas de expressão artística, como música, dança e artes visuais, para que as crianças possam comunicar seus sentimentos e pensamentos;
- conhecer-se: através de atividades que incentivam a autoexploração e a reflexão, ajudamos as crianças a desenvolverem uma imagem positiva de si mesmas e a entenderem suas emoções.
Conclusão
Por compreender a importância, temos total comprometimento com a implementação de práticas pedagógicas alinhadas com a BNCC na Educação Infantil. E não apenas atendendo, mas inovando a implementação dos padrões estabelecidos.
Por isso, visite o nosso Colégio e conheça a nossa estrutura para que, juntos numa parceria entre família e escola, possamos garantir o melhor desenvolvimento possível para as crianças na fase da Educação Infantil.