As práticas ativas no aprendizado têm potencial para reformular o cenário educacional, proporcionando aos alunos uma abordagem mais engajada e participativa em sua própria educação.
Assim, é importante que nas escolas essas metodologias sejam reconhecidas e valorizadas no sentido de cultivar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que estimula a curiosidade e a independência dos estudantes desde a infância.
Índice
- O que são práticas ativas no aprendizado?
- Como funcionam e por que as crianças aprendem em movimento?
- Como atuam professores com metodologias ativas?
- Fomentando o aprendizado com práticas ativas
- Compromisso do Colégio PH3 com as práticas ativas
O que são práticas ativas no aprendizado?
Práticas ativas no aprendizado, também conhecidas como metodologias ativas, são estratégias pedagógicas que colocam os alunos no centro do processo educacional, incentivando-os a construir conhecimento ativamente, em vez de passivamente receber informações.
Essas práticas incluem uma variedade de atividades que promovem a aprendizagem através da experiência, do questionamento, da exploração e da resolução de problemas reais.
Aproveite para saber também quais são práticas pedagógicas da BNCC na Educação Infantil.
Como funcionam e por que as crianças aprendem em movimento?
Ao adotar práticas ativas, as crianças são encorajadas a interagir com o conteúdo de forma prática. Estudos demonstram que as crianças aprendem melhor quando estão em movimento e engajadas fisicamente, pois isso estimula múltiplas áreas do cérebro simultaneamente, fortalecendo as conexões neuronais e melhorando a retenção de informações.
Então, em sala de aula, isso pode se transformar em atividades como jogos educativos, projetos em grupo, experimentos científicos e dramatizações, que requerem que as crianças pensem, atuem e reflitam sobre o que estão aprendendo.
Como atuam professores com metodologias ativas?
Professores que utilizam práticas ativas frequentemente assumem o papel de facilitadores ou orientadores, em vez de transmissores de conhecimento.
Assim, eles configuram o ambiente de aprendizagem para ser rico em recursos, desafiador e estimulante, mas seguro e acolhedor, permitindo que os alunos explorem e descubram por si mesmos. Isso envolve uma variedade de técnicas didáticas que adaptam as aulas para as necessidades e ritmos variados dos estudantes, incentivando a colaboração e o diálogo contínuo.
Fomentando o aprendizado com práticas ativas
Para que professores e familiares fomentem o aprendizado ativo, é crucial criar ambientes que estimulem a curiosidade e a experimentação.
Portanto, em casa os pais podem propor jogos que reforcem conceitos aprendidos, ou projetos de fundo artístico que envolvam conceitos de geometria ou ciência. Também é possível propor passeios que complementem os temas estudados em sala, lembrando que a chave é manter o aprendizado relevante e integrado ao mundo real das crianças.
Compromisso do Colégio PH3 com as práticas ativas
No Colégio PH3, estamos comprometidos em implementar práticas ativas em todos os níveis de ensino, não apenas na Educação Infantil.
Para isso, a nossa equipe pedagógica está preparada e tem experiência para garantir que cada criança receba uma educação que não apenas atenda aos padrões acadêmicos elevados, mas que também prepare para a vida.
Isso porque reconhecemos que cada criança é única e merece uma educação que favorece seu desenvolvimento integral. Por isso, visite o nosso Colégio e conheça a nossa estrutura para que, juntos numa parceria entre família e escola, possamos garantir o melhor desenvolvimento possível para as crianças na fase da Educação Infantil.