Como sabemos, hoje em dia a tecnologia e a rotina corrida estão muito presentes na dinâmica das famílias. Em meio a tudo, pode parecer que a brincadeira tradicional ficou para trás ou tem pouca importância, mas é exatamente o contrário. Por isso, vale sempre a pena relembrar da importância do brincar, principalmente na infância.
Aqui no Colégio PH3, compreendemos profundamente esse aspecto e a relevância dele no crescimento e desenvolvimento das crianças. Brincar não é apenas uma forma de passar o tempo; é uma ferramenta crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor. Vamos te explicar de uma forma simples, veja a seguir.
Índice
1. Benefícios multifacetados da brincadeira
1.1 Desenvolvimento cognitivo
1.2 Crescimento emocional
1.3 Habilidades sociais
1.4 Desenvolvimento motor
2. 5 atividades para fazer com crianças e seus benefícios
2.1 Teatro de fantoches
2.2 Arte com argila
2.3 Jogo da memória caseiro
2.4 Atividades no parquinho
2.5 Jogos de tabuleiro simples
3. Conclusão
Benefícios multifacetados da brincadeira
Desenvolvimento cognitivo
Brincando as crianças experimentam e compreendem o mundo ao redor. Portanto, quebra-cabeças, jogos da memória e atividades com base na criatividade acabam estimulando o raciocínio lógico, a própria resolução de problemas e até a imaginação.
Crescimento emocional
Ao brincar, as crianças expressam e lidam com seus sentimentos. Quando brincam de “faz de conta”, por exemplo, elas recriam ou simulam situações da vida real e, assim, vão aprendendo a tratar das emoções que se manifestam ao longo da brincadeira.
Habilidades sociais
Os jogos em grupo, por exemplo, como também outras atividades de caráter coletivo, mostram às crianças a necessidade da cooperação, do compartilhamento, da negociação e a importância da empatia. Elas aprendem a interpretar os sentimentos dos outros e a responder a isso.
Desenvolvimento motor
Brincadeiras ao ar livre ou que envolvam movimento, como correr, pular e dançar, são essenciais para o desenvolvimento motor. Elas melhoram a coordenação, força e destreza.
5 atividades para fazer com crianças e seus benefícios
Teatro de fantoches
Esta é uma atividade com base na imaginação, que envolve habilidades de narrativa e expressão emocional. Ao criar histórias, as crianças também acabam tendo que aprender a se colocar no lugar do outro para apresentar personagens na brincadeira.
Arte com argila
Estimula a criatividade, melhora a coordenação motora fina e permite que as crianças expressem emoções através da modelagem.
Jogo da memória caseiro
Usando cartões e desenhos ou fotos, é possível criar um jogo personalizado que, além de estimular a memória, fortalece os laços entre as crianças de um mesmo grupo.
Já em casa, a brincadeira também pode ser feita utilizando tampas plásticas de garrafa e inserindo o desenho no fundo delas.
Atividades no parquinho
É fundamental para uma escola ter esse tipo de espaço com escorregadores e balanços, pois promove a mobilidade física e ajuda a desenvolver a coordenação motora, além de trazer muita diversão ao ar livre!
Jogos de tabuleiro simples
Muitas vezes esquecido nos temos em que a tecnologia domina, na verdade são excelentes meios para trabalhar paciência, estratégia e cooperação. Além disso, esse tipo de jogo pode introduzir conceitos básicos de matemática ou lógica, tudo de forma lúdica.
Conclusão
Viu só como a importância do brincar não pode ser subestimada? Por aqui, incentivamos o equilíbrio entre estudos e brincadeiras, reconhecendo que cada momento de diversão carrega consigo uma valiosa oportunidade de aprendizado.
Além disso, encorajamos as famílias a tentarem praticar atividades em casa com seus filhos, assim podem explorar possibilidades surpreendentes de reforçar laços que só favorecem o desenvolvimento saudável e feliz de qualquer criança. Aproveite para conhecer melhor nossa estrutura e saber detalhes sobre as matrículas no Colégio PH3.