Como sabemos, os conteúdos curriculares do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio não estão restritos à grade curricular determinada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inclusive é desejável que as escolas enriqueçam o currículo escolar, complementando a educação conforme o contexto em que se vive. Nesse sentido, atividades com potencial para estimular o protagonismo dos alunos são bem-vindas e o jornal escolar pode funcionar muito bem como uma ferramenta para isso.
Isso porque é fundamental formar indivíduos autônomos, críticos e participativos — e isso passa, também, pelo estímulo ao protagonismo dos alunos. Quando os estudantes são incentivados a se envolver em projetos nos quais exercem a liderança e tomam decisões, ganham voz, responsabilidade e senso de pertencimento à comunidade escolar e à sociedade. Entenda melhor a seguir.
Índice
- O jornal escolar como ferramenta educativa
- Outras atividades que estimulam o protagonismo dos alunos
- Qual o papel da família nesse processo?
- Conclusão
O jornal escolar como ferramenta educativa
A criação de um jornal escolar é uma prática amplamente sugerida por educadores e portais de referência na área da educação. O projeto estimula a produção escrita, o trabalho em equipe, a escuta ativa e a capacidade de argumentação. Além disso, amplia o repertório cultural dos alunos e estimula o pensamento crítico sobre temas atuais.
Portanto, criar um jornal dentro da escola é uma forma prática e envolvente de aproximar os alunos do universo da informação e da comunicação. Eles passam a ter contato direto com o processo de produção de notícias, entrevistas, reportagens e artigos de opinião.
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Isso desperta a curiosidade e os estimula a pesquisar, ouvir colegas e professores, além de desenvolverem habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional, como organização, responsabilidade com prazos e clareza na comunicação.
Para as escolas, é importante ver o jornal escolar como uma ferramenta pedagógica que contribui para a formação de estudantes mais conscientes, atentos à realidade ao seu redor e dispostos a compartilhar suas ideias com o mundo. Essa prática fortalece a autonomia e mostra aos alunos que eles têm espaço para expressar suas opiniões de forma construtiva.
Outras atividades que estimulam o protagonismo dos alunos
Além do jornal escolar, existem outras estratégias que podem ser adotadas para estimular o protagonismo. Alguns exemplos são:
- projetos interdisciplinares;
- clubes de leitura;
- grupos de debate;
- simulações de organismos internacionais (como o Modelo da ONU);
- grêmios estudantis;
- feiras de ciências;
- produção de podcasts.
Atividades desse tipo permitem que os alunos escolham temas, investiguem problemas e proponham soluções, sempre com o apoio de professores que atuam como facilitadores. Ao assumir esse papel ativo no próprio aprendizado, os estudantes também desenvolvem habilidades socioemocionais, como empatia, cooperação e resiliência.
Qual o papel da família nesse processo?
Esse tipo de estímulo não precisa estar circunscrito ao ambiente escolar. Em casa, os pais também podem contribuir ao valorizar a opinião dos filhos, incentivá-los a tomar pequenas decisões do cotidiano, acompanhar seus projetos escolares e discutir temas importantes. Essa atitude fortalece a autoestima e mostra que o jovem tem capacidade e voz para participar ativamente de sua formação.
Conclusão
Estimular o protagonismo dos alunos é abrir caminho para uma educação mais democrática, transformadora e alinhada às demandas da sociedade atual.
No Colégio PH3, valorizamos cada iniciativa que desperta esse potencial nos estudantes, com projetos que unem criatividade, engajamento e conhecimento. Quer conhecer mais iniciativas da nossa escola? Visite-nos para conhecer nossa estrutura ou entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossas propostas pedagógicas com poder de inspirar seu filho a ser protagonista da própria jornada!