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Educação para proteção: como ensinar sobre limites e respeito ao corpo desde a infância

Por Comunicação / 9 de maio de 2025

educação para proteção

Falar com crianças sobre proteger e respeitar o próprio corpo é também um tipo de educação para proteção e ajuda a construir a autoestima, o senso de respeito próprio e dos outros. Além disso, prepara os jovens para reconhecerem situações desconfortáveis ou de risco. Embora o assunto seja delicado para alguns pais, abordá-lo com naturalidade, desde a infância, é uma das formas mais eficazes de proteger os pequenos.

Índice

  1. Nomear as partes do corpo corretamente
  2. Ensinar a dizer “não”
  3. Identificar adultos de confiança
  4. O papel da escola na educação para a proteção
  5. Conclusão

Nomear as partes do corpo corretamente

 

educação para proteção, limites e respeito ao corpo

Chamar pelo nome adequado é educar para proteção e respeito ao corpo, inclusive as partes íntimas. Evitar apelidos ou nomes infantis é importante para que a criança tenha clareza sobre o que está sendo dito e consiga se comunicar claramente em caso de necessidade.

Isso contribui para que a criança compreenda que seu corpo merece respeito e que ninguém ultrapassar os limites sem consentimento, nem mesmo em tom de brincadeira.

Saiba também como orientar crianças e adolescentes sobre segurança digital e proteção nas redes.

Como orientar crianças e adolescentes sobre segurança digital e proteção nas redes

Ensinar a dizer “não”

Ensinar a criança a dizer “não” em situações que a deixem desconfortável é um passo essencial para o desenvolvimento da autonomia e da segurança. É importante que ela saiba que pode recusar abraços, beijos ou toques, mesmo que sejam de pessoas próximas.

Esse ensinamento ajuda a criar um limite saudável, mostrando que o corpo dela deve ser respeitado em qualquer situação.

Pais e familiares podem praticar isso no dia a dia, reforçando que a criança expresse de alguma forma algo  que não a agrada ou a incomoda. É fundamental que o adulto respeite essas negativas, demonstrando que os sentimentos da criança são importantes e devem ser levados em consideração.

Identificar adultos de confiança

Outro ponto importante é ensinar a criança a identificar adultos de confiança — pessoas que ela pode procurar caso se sinta insegura ou ameaçada. Pessoas de diferentes meios podem ser apresentadas como referência, sejam da escola, da família ou de algum outro círculo.

Conversar sobre quem são esses adultos ajuda a criança a saber a quem recorrer em diferentes ambientes, seja em casa, na escola ou em outros espaços sociais.

O papel da escola na educação para a proteção

A escola também tem um papel fundamental nesse processo. A escola pode trabalhar com atividades que reforçam o respeito ao corpo, ao espaço do outro e às emoções.

Com o apoio de profissionais capacitados, é possível promover rodas de conversa, dinâmicas e orientações que ajudam as crianças a desenvolver o autoconhecimento e a confiança em si mesmas.

Além disso, a escola pode incentivar o diálogo aberto com as famílias, criando um ambiente seguro e acolhedor para que o tema seja tratado com a seriedade que merece. A parceria entre escola e família é essencial para que a criança cresça consciente de seus direitos e protegida em todas as etapas da infância.

Conclusão

Educar para a proteção é um ato de amor e responsabilidade. Ensinar desde cedo sobre limites, respeito e segurança é uma forma poderosa de cuidar do bem-estar físico e emocional das crianças. O Colégio PH3 está ao lado das famílias nessa missão, promovendo um ambiente de aprendizado seguro, acolhedor e consciente.

Quer saber como contribuímos para a educação e a proteção das crianças?  Entre em contato com a nossa equipe e conheça as nossas práticas de cuidado e orientação.

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