As avaliações escolares, especialmente no Ensino Fundamental 2, representam uma parte importante do processo de aprendizagem, por isso se preparar para as primeiras avaliações do ano deve ter a mesma importância que se preparar para as demais.
Antes, é preciso contextualizar que as escolas podem dividir os períodos de avalições em bimestrais ou trimestrais. Quando a divisão é feita por trimestres, significa que os alunos têm três grandes momentos de avaliação ao longo do ano.
Mesmo assim, muitos estudantes acreditam que as primeiras provas do ano não exigem tanta dedicação — e é aí que começam os problemas.
É comum ver alunos que deixam para “se esforçar mais” nas próximas e acreditam ser possível recuperar o desempenho ao longo do ano. No entanto, quando os resultados dessas primeiras provas são ruins, isso compromete o rendimento nos próximos trimestres. O que parece apenas um tropeço inicial pode resultar em uma longa caminhada para evitar a recuperação. Entenda melhor a seguir.
Índice
- Qual o impacto de um início despreparado?
- Por que a preparação deve começar antes das provas?
- 5 boas práticas para começar bem
- Um bom começo bem feito o restante do ano
Qual o impacto de um início despreparado?
Ao negligenciar a preparação para as primeiras avaliações, o estudante começa o ano com notas baixas. A recuperação dessas notas exige esforço redobrado nos trimestres seguintes — o que, com o acúmulo de conteúdos e maior complexidade das matérias, se torna mais desafiador.
Em muitos casos, os alunos até conseguem melhorar, mas não o suficiente para atingir a média final necessária. Isso acaba geralmente em frustração, sobrecarga e, em alguns casos, na participação da temida “recuperação”.
E por falar em aluno de recuperação, veja como entender a situação e lidar com o desafio.
Aluno em recuperação: como entender a situação e lidar com o desafio
Por que a preparação deve começar antes das provas?
O segredo para evitar notas baixas no início do ano é construir uma rotina de estudos desde as primeiras semanas. Esperar as avaliações se aproximarem para revisar o conteúdo costuma ser um erro. O ideal é que o aluno mantenha uma organização diária dos estudos, com revisão frequente e registros das dúvidas para esclarecer com os professores.
Pais e familiares têm um papel importante nesse processo. Eles podem acompanhar a organização do tempo de estudo, verificar se as tarefas estão sendo feitas e criar um ambiente em casa que favoreça a concentração. Veja mais dicas no artigo:
Veja também como organizar os estudos e como os pais podem ajudar e fazer diferença.
Como organizar os estudos? Veja como os pais podem ajudar e fazer diferença
5 boas práticas para começar bem
-
Criar um plano de estudos semanal, separando os dias por disciplinas;
-
Usar mapas mentais e resumos para fixar melhor o conteúdo.
-
Evitar o acúmulo de dúvidas, perguntando ao professor em sala ou pedindo ajuda;
-
Dormir bem e alimentar-se adequadamente nos dias que antecedem as provas;
-
Ter momentos de descanso e lazer equilibrados com os de estudo.
Um bom começo bem feito o restante do ano
Começar o ano com dedicação e foco pode fazer toda a diferença no desempenho escolar. As primeiras avaliações são, sim, importantes, e tratá-las com seriedade evita complicações futuras.
No Colégio PH3, incentivamos o compromisso com os estudos desde o primeiro trimestre, sempre com o suporte de uma equipe pedagógica atenta ao desenvolvimento individual dos alunos.
Quer saber como ajudamos nossos alunos a se organizarem e se prepararem para alcançar o melhor desempenho? Entre em contato conosco e saiba como a nossa equipe pedagógica pode planejar estratégias educacionais que ajudem os estudantes.