Pensar sobre a escolha de uma carreira pode ser um momento delicado na vida de um estudante. Nesse sentido, a orientação vocacional pode ajudar porque faz o aluno refletir a respeito de suas paixões e habilidades. Isso ajuda na escolha de áreas de interesse, ou mesmo na percepção de quais cursos de graduação estariam mais alinhados ao seu perfil.
Esse tipo de orientação fornece um suporte importante para a escolha inicial de um carreira. Então, vamos explorar mais profundamente como a orientação vocacional é feita, quais os seus benefícios e o papel tanto da escola quanto da família nesse processo.
Índice
- Como e onde é feita a orientação vocacional?
- Como ajudar os alunos a descobrir suas vocações?
- Por que a orientação vocacional ajuda?
- Com quais profissionais fazer?
- Como a escola pode ajudar com isso?
- Como a família pode ajudar?
- Orientação vocacional pode ser oferecida na escola?
Como e onde é feita a orientação vocacional?
Em geral, esse tipo de serviço de apoio é realizado em ambientes escolares ou clínicos, conduzido por profissionais especializados como psicólogos e orientadores vocacionais.
Esses profissionais utilizam uma combinação de recursos para ajudar os estudantes a entenderem suas preferências e habilidades. Alguns dos principais são:
- entrevistas;
- testes de aptidão;
- questionários de interesses;
- workshops.
Além disso, podem existir eventos direcionados para a orientação de carreira, ou mesmo palestras que orientem melhor aos alunos sobre as vivências relacionadas a diferentes profissões.
Saiba mais sobre a escolha de carreira para estudantes do Ensino Médio: uma jornada da orientação vocacional e profissional.
Como ajudar os alunos a descobrir suas vocações?
Profissionais de orientação vocacional trabalham para identificar as forças, interesses e valores dos alunos ou das pessoas que buscam esse serviço.
Assim, por meio de atividades como análises de habilidades, discussões em grupo e exercícios de autorreflexão, os alunos são encorajados a “explorar” diferentes carreiras. Para isso podem buscar mais informações sobre determinadas práticas de trabalho, ou funções específicas, e correlacionar isso às próprias aspirações ou capacidades.
Por que a orientação vocacional ajuda?
A orientação vocacional é capaz de proporcionar aos alunos uma clareza maior sobre as opções de carreira que estão alinhadas com seus interesses e habilidades, reduzindo a ansiedade sobre o futuro e melhorando a motivação. Ela ajuda os estudantes a fazerem escolhas educacionais e profissionais fundamentadas, aumentando as chances de satisfação na vida profissional.
Com quais profissionais fazer?
A orientação deve ser feita com profissionais qualificados, como psicólogos escolares, psicopedagogos, orientadores vocacionais especializados ou conselheiros de carreira (também chamados coach).
Em todas essas profissões é possível encontrar especialistas que possuem o conhecimento necessários e as ferramentas mais adequadas para avaliar e guiar os estudantes de forma eficaz.
Como a escola pode ajudar com isso?
As escolas podem integrar a orientação vocacional em seus currículos através de programas contínuos de desenvolvimento de carreira. Elas podem colaborar com profissionais externos para realizar sessões regulares de orientação, além de proporcionar recursos como:
- acesso a testes vocacionais;
- bancos de dados sobre carreiras;
- informações sobre oportunidades de estágio (a depender do tipo de escola).
Como a família pode ajudar?
Os pais desempenham um papel crucial no processo de orientação vocacional ao oferecerem suporte e encorajamento.
Assim, pais e familiares podem se colocar à disposição para buscar informações e levantar opções de carreira juntamente com os filhos. Inclusive podem fazer isso discutindo suas próprias experiências profissionais e valorizando as possíveis escolhas dos estudantes, baseadas em seus interesses genuínos, ao invés de expectativas pré-concebidas.
Orientação vocacional pode ser oferecida na escola?
Sim. Aliás, algumas escolas já oferecem em seu currículo a orientação vocacional, assim os alunos podem participar de sessões programadas e atividades ao longo do ano.
Essas atividades são pensadas para preparar os estudantes não apenas para fazer escolhas de carreira, mas também para desenvolver habilidades de vida como autoconhecimento e tomada de decisão.
Aqui no Colégio PH3, contamos com uma equipe de orientadoras pedagógicas, além do suporte oferecido pelo setor de Psicologia Escolar que direcionam os alunos em diversos aspectos, como organização geral da rotina, mediação sobre formas proveitosas de estudar em cada área do conhecimento e também sobre o perfil profissional.
Além disso, nosso setor de orientação está sempre disponível para atender as famílias dos nossos alunos, com orientações relevantes sobre como pais e familiares podem apoiar os estudantes nesse momento tão importante.
Sabemos quais os propósitos da orientação vocacional e da importância dela para os jovens nessa fase da vida. Você pode saber mais detalhes a respeito entrando em contato com a equipe da escola. Enquanto isso, aproveite para conhecer melhor nossa estrutura e saber detalhes sobre as matrículas no Colégio PH3.