É verdade que hoje em dia os dispositivos tecnológicos oferecem inúmeros benefícios, porém junto com as mudanças trazidas por esses objetos vieram também os cuidados extras, principalmente quando se trata do excesso de tempo de tela e o impacto desse comportamento no desenvolvimento e desempenho escolar de crianças e adolescentes.
Isso porque o uso prolongado dos dispositivos, tanto por adultos quanto por crianças, exige uma reflexão mais cuidadosa. E, não por acaso, vem se tornando uma preocupação para educadores e pais que buscam equilibrar os benefícios da tecnologia com a preservação do desenvolvimento integral das crianças.
Índice
- O que é “tempo de tela”?
- Quais os efeitos preocupantes do excesso de tempo de tela?
- Publicações ou estudos sobre o tema
- Orientações para um uso equilibrado de telas
- Alternativas ao uso de telas
- Formas da escola abordar o problema
- Conclusão
O que é “tempo de tela”?
A expressão refere-se ao tempo gasto em frente a dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, computadores e televisões.
É também um termo que ganhou cada vez mais espaço em discussões sobre educação e saúde infantil devido às implicações que pode ter no desenvolvimento cognitivo, emocional, físico e social das crianças.
Quais os efeitos preocupantes do excesso de tempo de tela?
O uso excessivo de telas pode afetar negativamente as crianças de formas diferentes. Algumas situações observadas com frequência são:
- redução da atenção;
- atrasos no desenvolvimento da linguagem;
- perturbações do sono;
- menor desempenho escolar.
Além disso, o tempo prolongado em frente à tela pode diminuir as interações sociais face a face, essenciais para o desenvolvimento de habilidades sociais.
Aproveite para saber como equilibrar o uso de tecnologia na educação dos filhos.
Publicações ou estudos sobre o tema
Percebe-se que o tema aparece com de forma recorrente em estudos e pesquisas diversas. Recentemente foi assunto de um podcast sobre qual seria o tempo ideal do uso de telas por crianças e adolescentes.
Na recomendação, a convidada Drª. Evelyn Eisenstein enfatizou que quanto menos tempo, melhor. E depois esclareceu o que seira o fenômeno “distração passiva” que ocorre quando a criança ou adolescente não interage de forma ativa com o ambiente em volta.
Outra publicação relevante saiu da Revista Ciência & Saúde Coletiva por Nobre J. N.P. (2021) e trata de “Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância”. Na divulgação, a ênfase está sobre a necessidade de se ter o controle do tempo de tela para proteger a fase de desenvolvimento das crianças, em que competências físicas, sociais, cognitivas e emocionais estão sendo moldadas.
Orientações para um uso equilibrado de telas
Especialistas recomendam limitar o tempo de tela de crianças no Ensino Fundamental a no máximo 1-2 horas por dia, focando em conteúdo de qualidade e interativo.
Ainda assim, o melhor é que pais e educadores estabeleçam e mantenham regras claras sobre o uso de tecnologia, incentivando atividades fora das telas que promovam o desenvolvimento integral.
Alternativas ao uso de telas
Para reduzir o tempo de tela, pais e escolas podem promover atividades como:
- brincadeiras ao ar livre que estimulem movimento e interação;
- atividades extracurriculares como esportes, música ou arte;
- jogos educativos que não envolvam telas, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Formas da escola abordar o problema
No Colégio PH3, implementamos uma abordagem equilibrada à tecnologia, integrando-a de maneira produtiva às atividades do currículo escolar enquanto promovemos pausas digitais regulares.
Pensando no bem estar dos estudantes e na parceria entre família e escola, a ideia é que o programa de atividades escolares seja diversificado, buscando trazer mais equilíbrio entre uso de tecnologia e outras formas de explorar o mundo para aprender e se desenvolver.
Conclusão
Fomentar um equilíbrio saudável entre o tempo de tela e outras atividades é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.
Portanto, o Colégio PH3 empenha-se em colaborar com os pais, tutores e familiares para garantir que o uso de dispositivos digitais pelos estudantes seja mais enriquecedor, complementando suas experiências de aprendizagem e crescimento pessoal.
Então, aproveite para conhecer melhor a nossa estrutura e saber detalhes sobre as matrículas.