É comum que em diferentes fases escolares os estudantes vivam momentos delicados em que é necessário equilibrar de forma mais saudável a procrastinação e a cobrança excessiva. Para lidar com esses polos o autoconhecimento para estudantes do Ensino Médio é um fator que pode fazer toda diferença.
Isso porque é gerenciar esse equilíbrio por meio do autoconhecimento vai ajudar a lidar com esses extremos que tanto afetam o desempenho escolar, comprometendo o bem-estar emocional dos alunos.
Índice
- Autoconhecimento é a chave para o equilíbrio
- Enfrentando a procrastinação
- Gerenciando a autocobrança excessiva
- Como o Colégio PH3 estimula o autoconhecimento
- Conclusão
Autoconhecimento é a chave para o equilíbrio
O autoconhecimento envolve a compreensão dos próprios padrões de comportamento, emoções, reações e limites.
No contexto do Ensino Médio, isso significa que os estudantes devem aprender a identificar quando estão procrastinando ou se cobrando demais e entender as razões por trás desses comportamentos.
Portanto, reconhecer esses padrões permite que os alunos desenvolvam estratégias para moderar suas ações e reações, promovendo um equilíbrio mais saudável.
Aproveite para saber mais sobre escolha de carreira para estudantes do Ensino Médio: uma jornada da orientação vocacional e profissional.
Enfrentando a procrastinação
A procrastinação acontece quando os alunos sentem-se sobrecarregados ou apreensivos com suas responsabilidades.
Então, ao invés de adiar tarefas, o autoconhecimento vai ajudar a definir metas menores e mais gerenciáveis, que diminuem a sensação de sobrecarga e incentivam o início imediato das atividades.
Além disso, entender as condições sob as quais eles trabalham melhor – seja sozinhos ou em grupo, de manhã ou à noite – pode também reduzir a procrastinação. Nesse processo de compreensão, os pais podem ajudar muito, pois enxergam os hábitos e costumes do estudante analisando a convivência e, com isso, podem ajudar no entendimento de qual seria o melhor processo.
Gerenciando a autocobrança excessiva
Por outro lado, a autocobrança excessiva pode levar ao estresse e à ansiedade, que não são produtivos e acabam prejudicando o aprendizado, ou mesmo afetando a saúde mental.
Nesse ponto, o autoconhecimento permite que os estudantes estabeleçam expectativas realistas para si mesmos e reconheçam seus próprios sucessos, independentemente das pressões externas.
Ou seja, aprender a celebrar pequenos progressos e compreender que erros são parte do processo de aprendizagem são passos vitais para reduzir a autocobrança excessiva.
Como o Colégio PH3 estimula o autoconhecimento
No Colégio PH3, incentivamos o autoconhecimento na rotina que inclui o currículo do Ensino Médio. Assim, disponibilizamos orientação pedagógica para ajudar os alunos a explorar suas motivações, pontos fortes e áreas para desenvolvimento.
Além disso, nossos professores são capacitados para identificar sinais de comportamentos que causam angústia nos estudantes, como a procrastinação e a autocobrança excessiva. E assim podem oferecer suporte adequado para que enfrentem esses desafios.
Conclusão
Promover o autoconhecimento entre os estudantes do Ensino Médio é fundamental para ajudá-los a encontrar um modo de vida mais saudável com equilíbrio entre a procrastinação e a autocobrança excessiva.
Por aqui, equipamos nossos alunos com as ferramentas necessárias para entenderem a si mesmos melhor, permitindo que gerenciem suas responsabilidades de maneira saudável e eficaz.
Então, convidamos pais e familiares a se juntarem a nós nessa jornada educacional! Conheça melhor a estrutura e saiba detalhes sobre as matrículas no Colégio PH3.