Saber como organizar os estudos tornou-se uma habilidade muito importante, visto que a sobrecarga de informações favorece a perda de foco. E isso é especialmente importante quando se tratam de jovens estudantes do Ensino Fundamental.
Mas a boa notícia é que os pais podem ajudar nessa organização e fazer toda a diferença. Isso porque, no Colégio PH3, além do conteúdo acadêmico, acreditamos no envolvimento da família quando se trata de preparar os alunos para a vida, o que isso inclui habilidades de organização e autogestão.
Então, o primeiro ponto é que os pais compreendam essas práticas e possam auxiliar seus filhos nesse processo. Entenda melhor a seguir.
Índice
1. O papel dos pais na organização dos estudos
1.1 Proporcionar um ambiente adequado
1.2 Estabelecer metas e recompensas
2. Hábitos e estratégias para os alunos
2.1 Planejamento é a chave
2.2 Técnicas de estudo
2.3 Cuidados especiais com a saúde mental e física
3. Como deve ser o ambiente de estudo em casa?
3.1 Escolha do local
3.2 Materiais à mão
3.3 Personalização
4. Conclusão
O papel dos pais na organização dos estudos
É possível ajudar na manutenção de uma rotina, já que o cérebro humano responde bem a isso e elas ajudam a reduzir a ansiedade, formando um senso de estabilidade.
Sendo assim, favorecer a existência de um horário fixo para os estudos ajuda bastante, garantindo também que o estudante tenha tempo para descanso e lazer em proporções adequadas. Veja abaixo outras formas de ajudar.
Proporcionar um ambiente adequado
Um espaço silencioso, bem iluminado e organizado faz toda a diferença. Nesse sentido, os pais podem tomar a iniciativa de manter o local de estudos livre de distrações e equipado com o que for necessário.
Estabelecer metas e recompensas
Definir metas claras e tangíveis pode ser um grande motivador. Junto com o filho, é possível definir objetivos semanais e recompensar pelo cumprimento deles.
Hábitos e estratégias para os alunos
Planejamento é a chave
Estimular a utilização de uma agenda ou planner vai fazer diferença. É importante orientar o estudante como utilizar a ferramenta, mas com leveza e mostrando as vantagens disso.
Aliás, existem modelos divertidos e temáticos de planners que podem ajudar na escolha e envolvimento com essa ferramenta.
Discutam a anotação das datas de provas, trabalhos e outros compromissos. Isso ajuda a visualizar a semana e a distribuir o tempo de estudo de maneira eficiente.
Técnicas de estudo
Todos aprendem de maneira diferente. Algumas técnicas populares incluem resumos, mapas mentais e a técnica Pomodoro (estudar por 25 minutos seguidos por uma pausa de 5 minutos). Experimente várias para descobrir o que funciona melhor.
Também existem aplicativos para celular que ajudam na elaboração de mapas mentais, no entanto leve sempre em consideração o tempo de tela ao qual o estudante já fica exposto em outras atividades, e só então decidam se vale a pena usar um app.
Cuidados especiais com a saúde mental e física
Lembrem-se que a organização dos estudos não está apenas na mesa. Dormir bem, manter uma alimentação balanceada e fazer atividades físicas regularmente são fundamentais para um bom rendimento.
Como deve ser o ambiente de estudo em casa?
Na dinâmica de funcionamento de um lar, nem sempre se tem os espaços adequados para criar um ambiente assim.
Mas nada impede que em determinado período do dia um local específico seja destinado apenas aos estudos, embora o melhor fosse contar com um espaço sempre disponível, silencioso e confortável. Veja mais dicas abaixo.
Escolha do local
Preferencialmente, um lugar tranquilo e longe de distrações. Se possível, que seja exclusivo para os estudos, evitando associações com lazer e descanso.
Materiais à mão
Deixar todo o material de estudo acessível acaba favorecendo que não hajam distrações e evita interrupções desnecessárias que podem quebrar a concentração.
Personalização
Cada aluno é único. Permitir que o espaço reflita sua personalidade pode tornar os momentos de estudo mais agradáveis. Seja com fotos, cartazes motivacionais ou plantas, o importante é que o ambiente seja acolhedor.
Conclusão
Quando desenvolvida, a habilidade de organizar os estudos vai transcender a vida escolar, preparando os alunos para desafios futuros no ensino superior e na vida profissional.
No Colégio PH3, valorizamos a parceria com os pais, trabalhando juntos para equipar nossos alunos com as ferramentas necessárias para o sucesso. Com organização, planejamento e apoio, o processo de aprendizagem pode ser não apenas eficaz, mas também prazeroso.
Aproveite para conhecer melhor nossa estrutura e saber detalhes sobre as matrículas no Colégio PH3.